Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – ‘na cidade humana’


Anualmente, no Domingo de Ramos à tarde, em Santa Maria da Feira, o Grupo Gólgota apresenta a primeira de três recriações dos últimos dias da vida terrena de Jesus: a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – ‘na cidade humana’.

Esta comemoração e procissão faz-se, desde a antiguidade, com a qual os cristãos celebram este acontecimento, imitando as aclamações e os gestos das crianças hebraicas, que foram ao encontro de Jesus com o canto do “Hossana”. Os fiéis participam nesta procissão levando ramos de oliveira e de outras árvores, benzidos no início desta procissão e recriação festiva, assinalando, assim o dia em que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho e as multidões saíram para recebê-lo, colocando diante dele os seus mantos e ramos de palmeiras.

Esta recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém está dividida em cinco quadros. O primeiro quadro “Jesus em Betfagé”, recriado nos Jardins do Convento dos Lóios, é o início da peregrinação de Jesus, quando os seus discípulos estendem as suas capas e ramos de verdura no jumentinho. O segundo quadro, “Jesus e as crianças de Jerusalém”, recria as palavras de Jesus às crianças de Jerusalém, em frente à entrada principal da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, na Praça da República. O terceiro quadro, “Jesus é Filho de Deus!”, no lugar do Montinho, representa o encontro de Jesus com Anás e Caifás. O momento do quarto quadro, “As lágrimas de Jesus, ao ver Jerusalém”, representado junto ao edifício Além do Rego, recria a tristeza de Jesus por perceber que Jerusalém não O aceita. A chegada de Jesus à Igreja dos Missionários Passionistas de Santa Maria da Feira, representa o quinto quadro, “Jesus no templo de Jerusalém”, quando expulsa do Templo os que trocaram o sagrado pelo dinheiro.


Partilha